Falsa Suposição

Lc 2:41 
No contexto religioso em geral, são muitos os que ficam amedrontados ao ponderar sobre a morte e depois dela. As perguntas: Quem sou? De onde vim? E principalmente Para onde vou? Ainda assombra a vários. No fundo de suas consciências, ateus, ímpios e religiosos sabem que a sepultura não é um fim, mas um novo início, onde alguns experimentarão as bem-aventuranças e alegria eterna, outros, tormento infindável.
A passagem bíblica citada retrata de forma muito contemporânea as situações vividas em nossa volta. O mundo se preocupa com dinheiro, casa, conforto, moda, prazeres, pecados e acaba se esquecendo do principal: A salvação de suas almas.
José e Maria voltavam de um “culto”, talvez comentando sobre o que foi pregado, as músicas que tocaram, a moda gospel vigente em Israel, quando derrepente percebem que o menino Jesus não estava com eles. Vejamos o mal que essa falsa suposição causa nas pessoas:


1-Pensam que Jesus está com eles.

Do lado católico, há a crença de que meras cerimônias como o batismo, primeira comunhão e a crisma são o suficiente para acertar suas contas com o Todo Poderoso. Já do lado protestante não é diferente, há quem pense que o fato de ter nascido em um “Berço Cristão” ou freqüentar Igrejas Evangélicas há tempos são o bastante. O Enganador, como também é conhecido o diabo, tenta burlar a mente das pessoas dizendo que uma vida correta, cheia de boas obras, pessoas moralmente aceitas pela sociedade, freqüência assídua aos locais de culto e o nome no Rol de membros de uma igreja comprovam que Cristo esta com elas.
Esses chegaram diante do Senhor dizendo: “Senhor, Senhor…”, e ouvirão: “Apartai-vos de mim”. Muitos presumem que ser membro de uma igreja, é o mesmo que ser membro da Verdadeira Igreja de Cristo… E isso não se aplica só aos católicos.
O paralelo da história de José e Maria é fantástico: “Andaram caminho de um dia”, o que representa cerca de 30 ou 40 km até perceber existia algum problema.
Há algo fatal nessa falsa suposição de se achar cristão e que Jesus esta conosco. 

2- Por algum tempo ela sempre da um falso senso de paz, satisfação e felicidade.

Assim como José e Maria prosseguiram achando que o menino Jesus estava com eles e que estava tudo bem, isso também acontece em relação à salvação de nossas vidas, nem sempre essa situação se revela imediatamente. Lembro-me de um irmão após quase dois anos na igreja me dizer que ainda não era crente e, outro, após oito anos dizer que era convencido e não convertido. Assim como nos tempos de Noé, as pessoas comem, bebem, casam-se e se dão em casamento e não se preocupam com o “Menino” Salvador capaz de lhes conceder a Vida Eterna. Essa falsa suposição é como um Paliativo: Alivia temporariamente, tem eficácia momentânea, mas INCOMPLETA. Não podemos esquecer que o fato das coisas parecerem estar indo bem nada significa.
Lc 12:19-20 “Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”
O teste real é quando você precisar de Cristo ou de buscá-LO e NÃO O encontra. Imagine o desespero e as lágrimas de José e Maria. Nessa hora eu te pergunto: Qual o valor da religião quando precisamos realmente de Cristo. Qual o valor de um salvador feito de gesso, madeira ou mesmo de ouro? (Sl 115). Você tem a certeza que Jesus está com você quando precisar dEle? E no leito de sua morte? E quando enfrentar o julgamento? Você sente paz ao pesar nisso? Esqueça seu “histórico” cristão, Ele lhe da paz Sl 4: 4…7-8 “Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho. Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro”. Ser cristão é ter a plena certeza de Cristo estar contigo em todo momento.
O que leva pessoas a tão grande erro? José e Maria presumiram que o menino os seguiria, que era Seu dever e obrigação fazer isso. Pensamos que podemos ir a qualquer lugar, fazer o que quisermos e Ele sempre estará ali quando precisarmos, ainda que com nossas atitudes mostremos que amamos mais o mundo que o Salvador, continuamos com a suposição que Ele está conosco. Isso é engano do diabo. Em Lc 19-44 Jesus diz que Israel não reconheceu a oportunidade da visitação. A porta do Reino está aberta, mais uma hora fecha. 
Graças a Deus que paralelo a essa história, descobrimos um lugar onde sempre encontraremos Jesus. vs 49 “Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?”. Em Jo 14-23 lemos: “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”, guardar é ouvir e obedecer, abandonar o pecado, É saber que só Ele pode nos justificar no julgamento. Todos nos encontraremos com Cristo um dia (2Co 5-10). Davi encontrou Jesus no trono, Estevão na sua morte por apedrejamento, Pedro na cadeia, Paulo no naufrágio e depois no final de sua vida em uma cadeia. Sabe qual a diferença desses homens para aqueles que têm uma falsa suposição de Jesus estar? 2 Tm 1-12 “Por que eu sei em quem tenho crido e estou certo que de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia”. Eles tinham o testemunho do Espírito de que eram filhos de Deus. Você também tem? Não prossiga apenas “supondo” que Ele está contigo. Para finalizar gostaria de deixar as palavras de um homem piedoso chamado DAVID BRAINERD, que foi genro de Jonathan Edwards, converteu aos vinte anos e morreu aos vinte e nove. No final da sua vida, minguando sua força física e aumentando sua percepção espiritual, falava com mais e mais dificuldade: “Fui feito para a eternidade. Como anelo estar com Deus e prostrar-me perante Ele! Oh! que o Redentor pudesse ver o fruto do trabalho da sua alma e ficar satisfeito! Oh! vem, Senhor Jesus! Vem depressa! Amém!” – e dormiu no Senhor”.
Para caminhar com Cristo há um preço que não é muito barato: Santidade, renúncias, privações. Mas o preço de andar sem Cristo é muito maior. José e Maria ao ver que Jesus não estava com eles e VOLTARAM. E você?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s