Epístola de judas Caracteristicas dos falsos profetas

blog cristãoEsta pregação é a continuação do que falamos na postagem passada, onde eu tinha pregado sobre lutar contra os falsos profetas. Apesar de que hoje é quase proibido falar contra e condenar os erros destes falsos homens, o argumento de Judas é que nós devemos lutar pela fé ao pregar a verdade no mesmo tempo em que revelamos a mentira. Mas se na semana passada eu disse que temos que lutar contra os falsos, esta semana quero pregar acerca das caracteristicas dos falsos profetas e falsos pastores.
1-Seu ministério está baseado em sonhos e não na palavra
     v.8 Sonhadores alucinados. Vivem a dizer que tiveram sonhos, visões e profecias. Produzem profecias assim como o Mc Donalds produz lanche; “fast food”. É só você chegar que eles tem uma profecia prontinha para você. Fazem isto para criar no povo uma dependência. Porem a bíblia diz acerca destes:“Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto”. (Dt 18:20)
     Paulo foi talvez o maior homem de Deus do Novo testamento e que teve um ministério que durou anos, no entanto comparado com o que ele foi a bíblia narra poucas vezes Paulo tendo visões. Mas não é engraçado que estes pastorezinhos de hoje tem visão a toda hora? Eu acredito em profetas e em visões, mas grande parte destes que a gente vê por aí não são profetas inspirados e sim sonhadores alucinados, porque quem viu anjo de verdade, foi arrebatado ao paraíso, não fala muito, visto que não dá para falar: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir” (II Co 12:2-4). E no verso 6 ele diz mais: “Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve”. O que o apóstolo está dizendo é: “O que eu vi é verdade, mas não fico contando, para que ninguém pense que eu sou super”. Com falsos pastores e profetas é o contrário: “O que eu disse que vi é mentira, mas eu conto para me engrandecer”.
     O ministério de Paulo, apesar de ele crer em visões, não era baseado nelas e sim na revelação da palavra: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (Gl 1:8). Paulo está dizendo que se vier um anjo ou até ele mesmo e pregar algo contrario ao evangelho seja anátema, que significa amaldiçoado. Mas infelizmente, hoje, as pessoas confiam mais num pastor e num anjo do que na palavra.
2-São ignorantes metidos a sábios 
     v.10 “Estes, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como brutos sem razão, até nessas coisas se corrompem”.
     Falam mal do que não sabem, porque o único conhecimento que eles tem é o do instinto, de modo que eles e os animais não estão muito longe. Desta forma, eles se parecem muito com os fariseus que por se acharem sabichões criticavam a Jesus. Faziam isto em nome do seu “conhecimento”, mas Jesus diz: “Não, vocês estão me criticando, em nome do instinto, o instinto de defesa, pois estão com medo de perder o posto”(Jo 11:48).
     I Tm 1:7 “pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações”. Estes aqui são aqueles que falam demais, mas não tem nada a dizer. São aqueles que dão gritos e gostam de uma frase de efeito, parecem ousados, mas na realidade são ignorantes.Tem igreja que não importa o que se diga, contanto que se diga com força, com vibração pode falar até em nome do diabo que o povo responde com um “glória a Deus”.
Ilustrações dos dissimuladores v.12-16
1-Rochas submersas
     v.12 “Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam”.
     As rochas submersas são aquelas que ficam encobertas, mas quando mal esperamos a gente bate nelas e afunda. Assim são estes pastores, especialistas em fazer as ovelhas naufragarem na fé.
     Mas enquanto eles fazemos outros descerem, eles estão subindo, porque são pastores que a si mesmos se apascentam. Os membros estão ficando mais pobres, enquanto que eles mais ricos. Estes dias ouvi dizer que um pastor falou para irmã dar o dinheiro da passagem e ir embora pela fé.
     Poucos são vigaristas neste extremo, no entanto, mesmo sem perceber, muitos líderes estão mais preocupados com a projeção do seu ministério do que com a saúde de suas ovelhas. Eu já li centenas de livros de liderança, inclusive evangélicos. Os títulos são sempre assim: “7 leis para o sucesso”, “Maneiras de ter um ministério grande” e por aí vai. Mas até hoje não vi nenhum com o titulo: “Como ajudar verdadeiramente as pessoas”.
     Existe um livro que vendeu milhões, chamado: “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. Se Jesus tivesse escrito um livro de liderança o titulo seria: “Como ser um amigo e fazer o bem aos outros”. Os primeiro livro ensina técnicas para que as pessoas gostem de mim, e no final eu possa usar isto a meu favor, por isto tem tudo a ver com os falsos profetas descrito por Judas: “são aduladores dos outros, por motivos interesseiros” (v 16). O livro de Jesus nos ensina a amar as pessoas, para que no final Deus possa usar isto em favor dos outros.
2-Nuvens sem água 
     v.12 “nuvens sem água impelidas pelos ventos”.
Tem a nuvem, mas não trazem consigo a chuva. Prometem isto e aquilo, dão o anuncio de que algo vai acontecer, mas na hora do vamos ver…. nada. Chegam cheio de promessas e de bênçãos. O povo se enche de esperança, mas apesar da ventania, do barulho, das trovoadas, a chuva não vem.
     Fazem promessas que não podem honrar, dizendo em nome de Jesus o que Jesus nunca disse. Garantem que se você crer, toda sua família será salva. Apesar de Paulo ter dito isto e isto ser verdade acerca do carcereiro de Filipo não quer dizer que é verdade acerca de todos pois veja o que cristo disse: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa” (Mt 10:34-36).
     Garantem que se você crer nunca perderá emprego, nunca ficará doente e alguns ainda dizem que é dever do crente ser rico. Se esquecem que Jó mesmo sendo fiel perdeu tudo. Se esquecem que Timóteo mesmo fiel ficou doente. Se esquecem que os apóstolos morreram pobres e nem por isto eram infiéis. Se esquecem de ler: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (I Tm 6:8). Deus pode sim nos dar dinheiro e salvar nossa família. Mas isto não é promessa e sim uma possibilidade.
     Mas estes pastores fazem isto porque são impelidos pelo vento. Eles iludem porque eles mesmos são iludidos, são cegos guiando cegos, visto que em vez de ser conduzidos por Cristo, estão sendo empurrados por algo vazio de qualquer nova moda que aprenderam por aí.
3-Arvores sem frutos
     v.12 “Árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas”.
     Duplamente mortos, porque antes eram ímpios, mas agora acham que são de Deus. E para Deus um ímpio, que sabe que é ímpio é menos mortal do que um ímpio que pensa que é crente (Mt 23:15).
     Mt 7:15 “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?”. Que frutos? Não é fruto de milagre porque Jesus diz: “surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos”(Mt 24:24). Então é fruto do que? Fruto de caráter descrito em Gl 5:22 e em I Tm 3:2-6 “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
4-Ondas de ressaca
     v.13 “Ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades”. Eu morei em Ubatuba, cidade litorânea do interior do São Paulo. É engraçado, mas em tempos normais a praia parecia que estava limpa, mas quando dava ressaca, o mar através das ondas trazia toda sujeira que estava oculta. É assim que Judas descreve estes falsos pastores. Gente que mais cedo ou mais tarde, mas trazer a tona as suas sujeiras.
5-Estrelas errantes 
     v.13”Estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre”.
     Falso pastor é isto; estrela, pop-estar da fé. Se esquecem que os verdadeiros homens e profetas de Deus são aqueles que tem a consciência de que para Cristo crescer eu tenho que me diminuir. Mas o brilho destes que se chamam estrelas é cadente. Aparece, porem logo acaba.
     Estrelas errantes. Sem rumo. Não são astros que tem um trajeto existencial, mas sim estrelas que vagam sem destino. Sendo assim, o único destino certo deles é o inferno. E se eles estão sem rumo, como podem conduzir o rebanho?
Como agir diante disto? v.17-25
1-Ter consciência de que estamos nos últimos dias
v.17-19

Mt 24:11
2-Edificar na fé v.20
3-Orar v.20
4-Guardar no amor e a na esperança v.21
     Nos últimos dias os dias serão maus (Ef 5.16), como se conservar?
Tendo fé no amor de Deus por nós (Rm 8:37-38)
     Dando amor: Aos iludidos v.22 e Aos que iludem v.23
Compaixão com temor
Contaminação da roupa= contaminação do pecado.
Lv 13:47-49

lmd_source=”25406387″; lmd_si=”33684064″; lmd_pu=”22603089″; lmd_c=”BR”; lmd_wi=”728″; lmd_he=”90″;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s