Bem aventurados os que choram!

Mt 5:4 “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”.
     

Uma grande infelicidade no meio evangélico é dizer que crente não fica triste. Para comprovar este fato, basta ir num velório dirigido por um pastor. Estes dias eu fui e o ministro dizia: “Não chorem, hoje é dia de festa!”. Isto é muito engraçado porque Jesus não comemorou a morte de Lázaro mesmo estando completamente certo da ressurreição do seu amigo, ao invés disso chorou. Em Nm 20:29 é dito que o povo derramou lágrimas durante um mes pela morte de Arão.                                    
     Cristo diz na passagem acima que quem chora será consolado. Claro, pois chorar em si já é um grande consolo. Davi pediu para Deus refrigerar a sua alma. Ora, lágrimas constituem um grande instrumento para esta obra.
Pelo que realmente devemos chorar?    


1-Pela nossa miséria espiritual

                                   
Um grande segredo para entendermos o texto é lermos o contexto. Jesus acabou de falar sobre sermos humildes ou pobres de espírito. Mas quem é esta pessoa? Aquele que reconhece estar desprovido de qualquer riqueza interior, é o publicano que apenas diz: “Tem misericórdia de mim pecador”. Portanto, qual é a conseqüência inevitável de sermos humildes? Chorar! Os coríntios estavam repletos de pecado, mas não se quebrantavam. Paulo diz o motivo: “andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar”(I Co 5:2). Logo após Pedro ouvir o galo e perceber o tamanho do pecado que estava cometendo se diz: “E, caindo em si, desatou a chorar”. Ele se enxergou, e isto é humildade, coisa que os fariseus não conseguiam fazer, porque eram arrogantes. A mulher pecadora se derramava em prantos aos pés de Jesus porque estava em convicção de pecado. Isto mostra que, acima de tudo, este choro não está muito relacionado com coisas naturais e sim espirituais, é em primeiro lugar algo que tem haver com arrependimento.
Não é a falta de choro o grande problema do povo de Deus hoje? Quantas vezes você já se lamentou pelos seus pecados? Paulo, um dos maiores homens de Deus que já pisaram nesta terra, se dizia o pior dos pecadores. Mas seja sincero, nós não nos achamos tão maus assim não é!? Então, conclui-se que há um sério problema conosco. E isto acontece porque somos como a igreja de Laodicéia que pensava ser rica e abastada, mas na verdade era pobre, cega e nú. Na nova Jerusalém não haverá mais choro (Ap 21:4). Por que? Como a morte vai sumir do mapa, entende-se que não existirá mais pecado. 
     Por que feliz é quem chora? Primeiro porque é ele quem vai se arrepender, e está é a primeira condição para a mudança. De modo que felizes os tristes, posto que o insatisfeito com sua situação atual é aquele que buscará uma posição melhor. Segundo, irá ele “viver Cristo”, pois somente quem diz “desventurado homem que sou” é que poderá experimentar o “graças a Deus por Jesus Cristo”.
     A humanidade se acha muito boa e os evangélicos então, nem se fala. Mas dos 32 mil homens que usavam roupa de exército, apenas 300 foram considerados soldados de verdade, um número que não chega nem a 1% do total. As igrejas estão cheias, mas quantos realmente vivem de acordo com os princípios de Cristo? Na época de Noé, somente ele foi encontrado justo e fiel, tanto que todo o mundo foi destruído, salvando-se apenas sua família. Jesus disse a sua vinda será como nos dias de Noé, onde poucos serão arrebatados. E tudo isto acontece porque não temos habitado em Cristo, antes moramos na favela do eu. Cristianismo não é imitar, e sim viver Jesus. 
     Tudo no Antigo Testamento apontava para este grande milagre. O templo era composto de três partes, sendo o Santo dos Santos o lugar onde Deus habitava. Nós temos espírito, alma e corpo e o Senhor habita hoje em no nosso Santo dos Santos, o espírito. Em Is 7:14 é profetizado a vinda do Messias e diz que ele seria chamado de “Emanoel”, que significa Deus conosco. Jr 31:33 afirma que na lei os mandamentos estavam escritos em tábuas de pedra, mas na graça iriam ser gravados em nossos corações e mentes. Como? Através de Jesus, pois ele é o verbo que habitou entre e depois em nós. Em Cl 1:26-27 está escrito: “o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia se manifestou aos seus santos”. Que mistério? “isto é, Cristo em vós, a esperança da glória”. Paulo escreveu a expressão “em Cristo” 88 vezes, mas eu te pergunto: em quantas ocasiões você ouve uma pregação nos púlpitos, rádios ou televisão sobre este tema? É, parece que esta verdade ainda é um mistério para muitos cristãos. Eles preferem falar sobre prosperidade, mas se soubessem que o Senhor proveu a maior riqueza que nos poderia dar, não estaríamos andamos como mendigos que correm atrás de coisas sem valor. Realmente, precisamos fazer com que nossos olhos se encham d’agua.
     “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte”(II Co 7:10). Pedro e Judas pecaram. Um entrou em forte convicção de pecado o outro sentiu remorso. O primeiro foi restabelecido o segundo se suicidou.Tem muito crente que anda acusado, se sentindo inútil para o reino e pensando que este sentimento vem do Senhor, mas é um engano. Quando Deus traz luz as nossas falhas, é impressionante, mas as lágrimas que surgem por causa de uma convicção de pecado é um choro alegre, que nos ergue mais fortes do que nunca. Por isto a “loucura” de Jesus, em dizer que o choro traz consolo, a tristeza alegria. Isto aqui é a mesma coisa que Paulo disse: “entristecidos, mas sempre alegres” (II Co 6:10).
    

2-Pelo que valorizamos

 Algumas mulheres estavam em pranto ao verem Jesus sendo crucificado. Ele olhou para elas e disse: “não choreis por mim; chorai, antes por vós mesmas e por vossos filhos” (Lc 23:28).Em I Sm 30:4 Davi junto com seu povo chorou até não ter mais forças porque os amalequitas haviam roubado suas mulheres e crianças. O diabo está levando a sua casa e você está aí parado? Comece a buscar ao Senhor porque “Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com jubilo, trazendo os seus feixes” (Sl 126:6).
     O choro é a manifestação de um desejo intenso. Quem nunca chora é porque nunca quer nada, pois já se acostumou com a vida ruim. Conquistaremos coisas em Deus no dia que dissermos: “Basta, eu não aceito isto. Muda a minha vida Senhor!”. Deus tinha liberado uma palavra de vitória para Israel, mas ainda assim eles deveriam lutar para conquistar Canaã. Jacó também lutou com Deus para buscar algo. E sabe qual foi sua arma? Lágrimas! “No vigor da sua idade, lutou com Deus, lutou e prevaleceu; chorou e lhe pediu mercê” (Os 12:3). Portanto, estas são as pessoas que serão consoladas, e isto acontecerá de duas formas: Deus mudará sua circunstância ou então mudará você.
     A dor é a responsável pela maioria dos nossos choros. E quem chora ora. Quem geme busca a Deus (II Co 12:10).
     Sendo assim, felizes são as Anas estéreis que se acham fracassadas por não terem produzido nada de especial na vida, pois são elas que recebem de Deus mais que um filho, ganham um profeta. Feliz é o Davi, rejeitado e marcado pelo desprezo em sua casa, porque ele foi escolhido para se sentar no trono (Lc 1:52-53).Felizes os cegos, porque verão com os olhos de Deus. Felizes os fracos, porque serão fortes. Felizes os órfãos, as mulheres esquecidas, pois terão como próprio pai e marido o Criador (Is 54:5). 
     Caio Fábio disse que “as maiores elevações surgem de um poço”. Você não encontra muitos homens que experimentaram uma existência sem dificuldades e problemas, mas que no fim da vida escreveram um grande livro. Portanto, se perguntassem para os grandes gênios da literatura: Qual sua inspiração? A resposta possivelmente seria: “Vem das cicatrizes da vida”. Por isto, bem aventurado os que choram, porque terão muita coisa para contar.
Cristianismo é simbolizado pela cruz, para mostrar que o lugar da dor também foi o da vitória.


Autor: Pr. Rodrigo David
Edição: Heverton de Oliveira

_________________________________________________________

Também temos essa mensagem em áudio. Gostaria de adquiri-la? Entregamos em qualquer lugar do Brasil!Deixe um comentário com seu e-mail e prontamente iremos entrar em Contato! Você mora na Região do Vale do Paraíba? Gostaria Participar de algum culto da Igreja Resgatar?  Click aqui e Saiba o Endereço!  Você será muito bem vindo! Temos Igrejas em Guaratinguetá- SP e Lorena – SP.

_________________________________________________________

Nós do blog do Heverton agradecemos o interesse!

Que Deus abençoe!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s