Bem-aventurados os mansos!

     Mt 5:5 “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.
     
Assim como todas as outras bem-aventuranças, esta não é algo natural, de modo que não a herdamos de berço, mas sim é produzida pelo Senhor e somente por Ele: “Mas o fruto do Espírito -não do homem- é: amor, alegria.. mansidão”.(Gl 5:22). Uma vez ouvi a história de uma mulher que contava o alto nível de cristianismo que havia atingido a ponto de conseguir conter sua ira contra o marido durante vinte anos. Se ser cristão é ficar todo este tempo segurando o veneno que está incubado, eu não quero seguir esta religião. O máximo que o homem natural gera é isto, ele coloca a sujeira para debaixo do tapete, mas quando o Espírito age é espontâneo e transformador. Com isto não estou dizendo que ficamos parados esperando a ação D’ele, muito pelo contrário, pois de Deus somos cooperados disse Paulo.
     Mas o que significa ser manso? Confundimos esta qualidade com moleza de caráter e fala suave. Jesus ficou irado, levantou as cadeiras do templo e nem por isto deixou de possuí-la. Ou então atribuímos esta descrição de caráter aquela pessoa que abre mão de qualquer coisa, mesmo que sejam seus valores mais importantes, para não entrar em discussão com alguém. Mas isto não tem nada a ver com o que estamos falando aqui, pois em At 15 Paulo levantou contenda e não pequena discussão com alguns judeus que pregavam a justificação pelas obras. E está escrito “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”(Rm 12:18). Mas as vezes isto não está ao nosso alcance.
     Nosso problema ao ler uma passagem como esta é interpretá-la com base no que aprendemos do mundo. Lembre-se desta regra: a bíblia explica a bíblia. Se quisermos saber a fundo o que é ser manso, olhemos para as vezes que esta palavra aparece em outros textos. Fazendo isto você irá notar que mansidão é muito mais do que não ficar irritado, é antes de tudo uma atitude para com Deus.

1-Manso é aquele que espera em Deus
     A primeira ocorrência desta palavra nas escrituras acontece com Moisés, onde logo após seus irmãos se levantarem contra ele, se diz: “Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra”. Por que ele é descrito assim? O contexto mostra que o grande profeta não lutou para se defender das acusações que foram feitas contra a sua pessoa, antes esperou em Deus. No nosso mundo os agressivos é que conquistam qualquer coisa, mas no reino de Deus funciona de outro jeito:“não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito” (Zc 4:6).
     Pelo amor de Deus, não me entendam mal, pois não estou pregando a passividade. Veja, deixe-me dar um exemplo. Uma moça está querendo se casar e sabe muito bem que o crente não se une ao incrédulo. Então se passam os meses e nada de o ungido chegar. Até que aparece diante dela um “fingido”, sim um rapaz do mundo oferecendo-se a ela. Os agressivos dizem: “Olha eu já fiz minha parte, orei, mas nada aconteceu, então vai este mesmo. Só que não tem problema, porque eu o levarei para a igreja”. Quem é manso por sua vez dirá: “Eu esperarei no Senhor!”. Quem é assim sabe que o melhor de Deus vem sempre depois do pior do diabo.
     Saul estava em guerra contra os filisteus, mas esperava que Samuel viesse para oferecer holocausto a Deus e com isso liberasse a benção do Altíssimo naquela batalha. Como o profeta não chegava e o povo estava se dispersando, então, diz a bíblia, que Saul mesmo fez o sacrifício. Ele mal acabara de realizar a obra e Samuel chega, para dizer que o reino de Saul havia sido tirado naquele momento. Parece irônico, mas Davi adulterou, mentiu e matou e não foi rejeitado, mas Saul perdeu tudo simplesmente por oferecer um sacrifício. Por que? O que tem por de traz desta atitude? Falta de mansidão. O manso é o que espera Deus agir, os agressivos agem primeiro que Deus. E na ótica divina isto é mais sério que assassinato, porque tem como fonte a arrogância, a independência e a obra da carne. O profeta aqui simboliza Deus. É como se Saul dissesse: “Deus não fez? Então faço eu mesmo!”.
     O Sl 37:11 é outra passagem importante: “Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz”. O contexto do salmo é o seguinte; o crente estava angustiado por causa da prosperidade dos ímpios. Ao ver que os homens maus iam avançando no seu caminho o salmista se indigna, e assim estava sendo tentado a resolver o problema com as próprias mãos. Então o Senhor diz para Ele: “Confia no Senhor e faze- o bem. Entrega o teu caminho ao Senhor confia nele e o mais ele fará. Descansa no senhor e espera nele” (Sl 37: 3,4 e 7).
     Esta característica é uma conseqüência das duas primeiras. Deus te humilha, você chora e então se torna manso. Olhe o exemplo de Pedro. Ele disse para o Mestre: “Todos podem te negar, mas eu jamais”. Arrogante o rapaz hein! Já que é assim, Jesus permite a queda dele e o humilha, conseqüentemente ele chora, e então fica manso e sobe para pregar a mensagem que converteu 3 mil com uma atitude totalmente diferente. Somos ainda como bichos selvagens que precisam levar umas pancadas de Deus para amansarmos. Eu ouvi dizer que quando uma ovelha é muito arredia, o pastor quebra a perna para que ela não fuja mais. Jacó era um homem que conseguia tudo o que queria, mas de maneiras erradas. O que o Senhor fez? Tirou a sua força, deixando-o mansinho, mansinho.

2-Manso confia em Deus na tempestade
     Quem vive preocupado e agitado senão aquele que olha demais para si? O manso por sua vez assim o é porque confia em Deus. Isto explica o motivo que levava Jesus a dormir mesmo em meio à tempestade.

3-Manso se quebranta diante das repreensões
     Josias mandou fazer uma reforma no templo, mas para sua surpresa achou o livro, que era a palavra do Senhor, revelando uma série de maldições a respeite de muitos pecados, que por sinal o povo estava praticando-os. Jeoaquim também recebeu o livro que condenação os seus pecados, mas da parte do profeta Jeremias, mas sabe a diferença? Josias ao ouvir a palavra do Senhor rasgou as vestes, Jeoaquim rasgou o livro. Mas isto acontece hoje também, pois ao liberamos uma palavra de exortação sobre as pessoas, alguns se quebrantam outros quebram a gente. Como as pessoas tem atitudes diferentes diante da disciplina do Senhor. O porco vai para o abate esperneando e gritando, a ovelha “como manso cordeiro, que é levado ao matadouro” (Jr 11:19).

4-Agressivos conquistam. Mansos herdam
     Alexandre o grande, Cezar, Átila e muitos outros conquistaram territórios através da força, porque neste mundo é assim que funciona. É a mulher que faz qualquer coisa para ganhar aquele cargo na empresa, até mesmo sair com o chefe. É o homem que burla as leis, enfim são as pessoas que perdem a alma para ganharem o mundo. Por isto que eu não sei se você fará muito sucesso neste mundo ao ser manso. Sendo assim “terra” em Mt 5:5 só pode significar duas coisas. Primeiro: “céu”.
     Deus prometeu dar Canaã para o povo de Israel, porém em toda a bíblia, vemos que esta terra era um símbolo da Canaã celestial: “Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia. Portanto, resta um repouso para o povo de Deus” (Hb 4:8). Hb 11: 9 “Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador”. Por que habitar em tendas? Para não fincar raízes, pois ele sabia que a promessa se referia a Jerusalém do céu. O verso treze continua: “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra”. Abrão chegou a Canaã, mesmo assim se declara peregrino. Por que? Porque aquela era apenas uma profecia de outra muito superior.
     Segundo, a nossa terra é o Senhor. Como Israel era composto por doze tribos, ao entrar em Canaã o Senhor dividiu a parte que caberia a cada uma delas. Porém, à tribo de Levi Deus disse: “Na sua terra, herança nenhuma terás e, no meio deles, nenhuma porção terás. Eu sou a tua porção e a tua herança no meio dos filhos de Israel” (Nm 18:20).O que você não tem nesta vida? Dinheiro, família, sucesso? Não se importe, porque o que você tem em Jesus é maior do que aquilo que você não possui na vida.
     Podemos sonhar com coisas desta terra? Sim! Apenas saiba que isto virá sobre ti através da mansidão. É engraçado, mas Jesus não falou deconquistar e sim de herdar a terra. Pois os agressivos conquistam, os mansos herdam. Pela força os impérios dominaram os povos, com amor Jesus herdou o coração deles. Pelo poder eles fizeram escravos, usando a ternura Cristo ganhou seguidores. Através truculência os reis cultivaram o ódio em seus súditos que viviam querendo matá-los. Por meio da graça Jesus tinha um monte de gente querendo morrer por ele. Porque toda conquista genuína não é imposta e sim herdada, e esta só realiza pelo amor de quem tem um coração manso.
Autor: Pr. Rodrigo David
Edição: Heverton de Oliveira
_________________________________________________________
Também temos essa mensagem em áudio. Gostaria de adquiri-la? Entregamos em qualquer lugar do Brasil!Deixe um comentário com seu e-mail e prontamente iremos entrar em Contato! Você mora na Região do Vale do Paraíba? Gostaria Participar de algum culto da Igreja Resgatar?  Click aqui e Saiba o Endereço!  Você será muito bem vindo! Temos Igrejas em Guaratinguetá- SP e Lorena – SP.
_________________________________________________________
Nós do blog do Heverton agradecemos o interesse!
Que Deus abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s