Bem aventurados os humildes de espírito

Comecemos assim: o que não significa esta bem aventurança? Primeiro; não é ser pobre. Principalmente em nossa cultura, jamais dizemos que alguém é pobre, antes afirmarmos: “Ele é de humilde condição”. Não! Pobreza é uma coisa, humildade é outra. Pense bem, a pessoa que é cristã, mesmo sendo pobre, precisa vencer a arrogância todo o dia, pois pensa: “Como os ricos são tolos, despendem suas vidas em algo que ficará aqui”. E assim sou tentado a me considerar melhor que eles.

O pobre ou rico podem ser arrogantes, pois Jesus disse que o que contamina não são as coisas de fora e sim de dentro. Portanto, primeiro você pode ser arrogante porque é rico. Então, para se desvencilhar daquilo que considera mal doa todos os seus bens, mas aí chega o diabo e diz: “Rapaz, você é demais. Não existe ninguém tão generoso quanto você”. Pronto, agora ele se tornou um pobre arrogante.


Em segundo lugar humildade não tem haver com personalidade fraca, cara de abobalhado. Jesus diz que temos que ser humildes ou pobres de espírito e não de dinheiro, inteligência ou força. Eu conheci um rapaz que se achava feio, ignorante, miserável, mas dizia: “Sou tudo de ruim, mas ninguém martela um prego como eu”.

1-A fonte de quase todos os problemas é a arrogância

Quase toda a desgraça existente hoje é por conta do orgulho, visto que este foi o primeiro pecado. Adão não quis fazer sexo com a árvore do conhecimento e nem extrair sua madeira para ficar rico ou então assassiná-la, sua tentação foi comer do fruto dela simplesmente pela promessa de que seria como Deus. E não poderíamos esquecer Lúcifer que virou diabo pelo mesmo motivo.

Veja, falta dinheiro para acabar com a fome? Não! Falta humildade. Porque se a nossa ambição fosse um pouquinho menor o único a morrer seria a própria fome e não as pessoas. E as guerras? Alexandre o grande, Cezar, Átila o huno, todos estes são lembrados e idolatradas pelas massas, no entanto a verdade é que eles eram assassinos que mataram, estupraram e assolaram milhões de pessoas. E o que os motivava? Se sentirem os donos do mundo, serem lembrados na história… resumindo; ambição. Mas o orgulho não é apenas a mãe de muitos dos problemas globais é ela também a geradora da maioria dos nossos entraves pessoais como brigas entre casais, discussão entres pais e filhos, problemas na igreja e etc…

Mas se o primeiro pecado foi o orgulho, a primeira obediência tem que ser a humildade. Faça um tour pela bíblia e veja esta verdade. A bem-aventurança colocada no topo do sermão do monte é a humildade. O primeiro mandamento para alguém se converter não é “faça alguma coisa” e sim “reconheça que você tem feito tudo errado”. Diga: “sou pecador”, se arrependa. E o que é o arrependimento senão a maior atitude de humildade? Ef 2:8 diz que somos salvos pela graça para que ninguém se glorie, porque ser salvo é antes de tudo ser liberto da arrogância.

2-É impossível a nós a humildade

Podemos entregar até mesmo a nossa vida, mas relutamos em crucificar o nosso ego. Estamos dispostos a dar os nossos bens materiais, mas não abrimos mão da glória humana. Damos com uma mão e esperamos reconhecimento com a outra. Levantamos nossos olhos aos céus para orar a Deus no mesmo instante em que nos inclinamos a terra para perceber se os homens estão notando nossa piedade. Primeiro somos fariseu por natureza que se vangloria por ser santo. Aí passamos a ser publicano que se arrepende de ser pecador, para então nos tornamos “publicano- fariseu” que diz: “Senhor, eu reconheço que estou repleto de falhas. Mas obrigado porque não sou como este fariseu que nem pra se arrepender serve”. Nos orgulhamos da nossa santidade, depois nos ensoberbecemos por causa do nosso arrependimento. E a nossa podridão é tanta que até mesmo ir ao paraíso pode transformar nossas vidas num inferno. Paulo quem o diga, ele foi arrebatado ao terceiro céu e devido a isto precisou receber um incomodo espinho na carne para não ficar arrogante e quem sabe se transformar em um novo Lúficer. Aqui abrirmos margens para o próximo princípio:

3-Humildade é saber que não somos nada em nós, mas tudo em Deus

“Tudo depende de você”, “Você faz a sua sorte”, “Pense positivo, determine e aí as coisas irão acontecer” é o pensamento do homem moderno, o oposto do ensino bíblico que nos mostra que não podemos nem ao menos dizer: “Amanhã estarei ai”, senão vier acompanhado de um forte e entoando: “Se o senhor quiser” (Tg 4:17). 

Sorte é você receber algo independente do que você fez ou é. Eu acredito nisto e mais, tenho certeza que ela existe, visto que sorte é uma palavra que tem o mesmo sentido de graça. Mas crer em sorte tira o mérito próprio, e isto os homens-deuses não querem. “Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso” (Ec 9:11). Mas é obvio que o acaso, ou seja, a sorte tem nome e se chama Deus: “A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão” ( Pv 16:33).

Jesus diz que crer nele é colher sem ter plantado (Mt 6:26) é receber sem trabalhar (Rm 4:5). Não estou pregando a preguiça ou a indolência, mas apenas mostrando que no fundo no fundo tudo o que recebemos vem de Deus, por mais que sejamos dedicados. Quem te deu a semente para plantar e a saúde e inteligência para trabalhar? Conheci um rapaz que sempre dizia: “Ninguém vai me impedir de conquistar meus objetivos, porque sou disciplinado, inteligente e trabalhador. Eu vou chegar lá!”. Quer saber o final deste filme? Ele sofreu um acidente e ficou paralitico.

Que saber a cura para a arrogância? A dor, o s sofrimentos, as tribulações! O Senhor colocou um espinho -algo que causava dor e incomodo- em Paulo, para que ele não se ensoberbecesse (II Co 12:7). Leia também Sl 119:67 e II Co 1:9.

O pródigo só se lembrou do pai quando estava na lama. Por que as pessoas se convertem na hora da dor? Ora, porque o homem sem Deus é arrogante, e o sofrimento é o único remédio capaz de matar esta doença.
Ao tomar Jesus nos braços, Simeão disse: “este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos”. Com Deus é assim, primeiro a gente cai em nós, para depois se levantar em Cristo. Confiamos demais em nossa capacidade, de modo que Deus precisa nos derrubar do nosso cavalo que é cheio de força natural, como fez com Paulo, para daí então venhamos a confiar somente no Deus ressuscita os mortos.
Muitos grãos de trigo caem por terra, mas infelizmente poucos morrem. Eles são tratados por Deus, mas não se deixam tratar. Em vez de enxergar o Senhor em cada circunstancia e se quebrantar, acabam quebrando todo mundo, pois são pessoas de dura cerviz que jamais se dobram.
     Em seu evangelho Mateus menciona seu nome somente duas vezes. Nas duas se dizendo como coletor de impostos. João nem mesmo menciona seu nome. Apenas se declara como “o outro discípulo” ou “o discípulo a quem Jesus amava”. Lucas escreveu dois livros bíblicos, mas nenhuma vez o seu nome. Davi não relatou sua vitória contra Golias, apenas seu pecado com Bate-Seba. Por que? Ora, foram quebrantados por Deus para aprender a dizer: “Nada posso em mim. Tudo posso nele”. E já que é tudo nele, para que falar de mim?.


Autor: Pr. Rodrigo David 
Edição: Heverton de Oliveira 
_________________________________________________________
Também temos essa mensagem em áudio. Gostaria de adquiri-la? Entregamos em qualquer lugar do Brasil!Deixe um comentário com seu e-mail e prontamente iremos entrar em Contato! Você mora na Região do Vale do Paraíba? Gostaria Participar de algum culto da Igreja Resgatar?  Click aqui e Saiba o Endereço!  Você será muito bem vindo! Temos Igrejas em Guaratinguetá- SP e Lorena – SP. 
_________________________________________________________
Nós do blog do Heverton agradecemos o interesse! 
Que Deus abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s