Derrotados por Deus

II Co 2:14 “ Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.
É comum cristãos citarem o verso acima para dizer que são vitoriosos. Está correto dizer que em Cristo somos mais que vencedores, mas está errado usar este versículo para afirmar isto, já que a verdade por detrás deste verso é que Cristo nos derrotou. Como assim? Você pode estar se perguntando. Na época em que Paulo escreveu este verso, o império romano dominava o mundo, subjugando muitos povos debaixo do seu tacão. Quando os romanos decidiam investir contra um país e os derrotava, eles traziam os reis e nobres como escravos e faziam um grande cortejo triunfal onde estes reis eram exibidos como prova de vitória por parte de Roma. Paulo, então pega esta ilustração para aplicá-la a Jesus e a nós. Vivíamos em um país longe da esfera do governo de Cristo. Estávamos em rebeldia e lutando contra Deus. Mas um dia Jesus foi até nós, um povo rebelde, e nos humilhou, nos quebrantou a tal ponto que nos tornamos seus escravos. Sendo assim, o principio do verso não é “Nós vencemos!” e sim, “Cristo nos venceu!”. Em outras palavras, este texto está falando de pessoas que foram quebrantadas por Deus. Você tem sido quebrantado pelo Senhor? Eu sei que o cristianismo de muitos mede a sua espiritualidade pelo tanto que coisas que você ganhou, sendo que o verdadeiro te analisa pela quantidade de coisas que você perdeu: “quem perder a vida por minha causa achá-la-a” Mt 16:25.
                              
Sinais de quebrantamento
1-Render-se

Os povos que vivam debaixo da autoridade romana deveriam se sujeitar a Roma, mas resistir a qualquer outro povo que tentasse afligi-los. Conosco não é diferente, devemos resistir ao capeta, mas nos humilharmos diante do Rei Jesus. Para os povos antigos era fácil saber quem era quem quando um exercito vinha em direção ao seu país, bastava olhar o brasão no escudo dos soldados e eles saberiam se o exercito era de Roma ou de outra nação. Infelizmente, muitas pessoas não possuem a mesma facilidade para reconhecer que Jesus está marchando na direção delas, e acabam lutando contra Deus (Pv 3:6). Certa vez, um irmão da igreja foi assaltado. Para minha surpresa, ele não estava nenhum pouco chateado, antes me disse: “Eu sei porque isto aconteceu. É para eu ver o quanto eu não sou nada, que se Deus não me guardar estou frito. Eu estava muito confiante em mim mesmo”. Mas a maioria não é assim. A tragédia, a humilhação, a derrota vem e o que eles fazem? Se humilham diante de Deus? Não, vão para o pecado, colocam a culpa nos outros, berram, gritam, lutam, mas não fazem a única coisa que precisam: se render.Deus disse a Paulo:  “recalcitrares contra os aguilhões” At 26:14. Aguilhão era a ponteira de ferro que ficava na vara usada para conduzir o gado. Recalcitrar é dar coice nesta ponteira. Em outras palavras, o que Deus está dizendo é: “Quando eu conduzo o meu rebanho, Eu sei  o que estou fazendo. Não adianta ir contra a minha vontade, pois quem irá sofrer é você mesmo”.Os romanos eram um povo muito grande, durante muito tempo, ninguém conseguiu vencê-los. Você só tinha duas opções:   “render e viver, lutar e morrer”. A única diferença dos romanos para Deus é que um dia os romanos tornaram-se fracos, enquanto que Deus jamais será vencido, de você que a sua vontade nunca será mais forte do que a vontade de Deus. Quer uma prova? Pergunte para Jonas. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3:20). Tá aí outro verso mau interpretado. Eles dizem: “Deus nunca invadi, ele sempre pergunta se você o quer”. Até parece que Deus é um menininho que vende doce de porta em porta, que depois de ouvir um não de alguém sai cabis baixo tentando outra porta. Sim, é verdade que Jesus bate na porta para comer com você, mas também é verdade que se você não abrir ele vai arrombar.Você acha que os romanos, gregos ou os bárbaros eram cruéis contra seus inimigos? É porque você ainda não viu o meu rei em ação (Sl 24:8, Is 1:24, Salmos 3:7 , Lc 19:27). Deus é misericordioso com todo inimigo rendido, mas implacável com os arrogantes.        O que Deus tem que fazer p/ você se render? Falar? Machucar? Ou te matar? I Jo 5:16
               
2-Seguir outros

Os povos dominados agora iriam seguir Roma. Eles não ouviriam mais apenas a sua própria cultura. Teriam que seguir ordens e direção de outras pessoas. Para os povos, ter que seguir os romanos era algo ruim, visto que eles queriam ser independentes, desejavam andar sozinhos. Jesus diz o mesmo para nós, agora que estamos debaixo do seu governo não poderemos mais ser individualistas, antes precisamos entender que temos que seguir o conselho de outros. Mas aí está a diferença, seguir Roma podia não ser lá estas coisas, entretanto seguir Cristo e sua igreja é uma grande benção.Na realidade, a bíblia diz que isto é sinal de maturidade (Jo 21:18).
3-Estar preso a outros

Agora os povos estavam presos a Roma. Primeiro, literalmente, já que seriam conduzidos a Roma em algemas e os que ficassem em seus próprios países deveriam prestar contas aos romanos. Qual é o sonho do garoto? Fazer dezoito anos para tornar-se livre. Aí ele casa e passa a ter outro sonho, se divorciar para tornar-se livre novamente. Sabe quem deseja ser independente? Rebeldes. Pessoas que desejam cometer todo tipo de pecado é que gostam de andar sem nenhuma algema, na realidade o que eles querem não é liberdade e sim libertinagem.Nossos pais nos limitam, nossas esposas nos limitam, nossas igrejas nos limitam. Rebeldes chamam isto de prisão, eu chamo de proteção. Pois quanta besteira eu deixei de fazer na minha vida graças aos meus pais. Devido a rebeldia da humanidade Deus “os entregou” (Rm 1:26), deixou o povo a solta. Sabe uma maneira de Deus nos prender? Através destes relacionamentos.Pegue uma criança e não a repreenda, não a discipline, deixe ela a vontade e você saberá o que é ter um demônio dentro de casa. Parece que temos nos esquecido da doutrina do pecado, aquela que diz que o homem é totalmente depravado e por isto precisa ser limitado. Rebeldes não querem prestar contas. Já ouviu a frase: “Eu não devo satisfação a ninguém”? É frase de gente rebelde, visto que a vida é uma constante prestação de contas. Precisamos prestar contas no banco, na receita, na igreja e no juízo final.

Autor: Pr. Rodrigo David 
Edição: Heverton de Oliveira 
_________________________________________________________
Também temos essa mensagem em áudio. Gostaria de adquiri-la? 
Entregamos em qualquer lugar do Brasil!
Deixe um comentário com seu e-mail e prontamente iremos entrar 
em Contato! 
Você mora na Região do Vale do Paraíba? Gostaria Participar de algum culto da Igreja Resgatar?  Click aqui e Saiba o Endereço!  Você será muito bem vindo! Temos Igrejas em Guaratinguetá- SP e Lorena – SP. 
_________________________________________________________
Nós do blog do Heverton agradecemos o interesse! 
Que Deus abençoe!

2 pensamentos sobre “Derrotados por Deus

  1. Parabêns pelo post. Muitos irmãos , estão vivendo um evangelho que não é a operação da cruz no interior.Na verdade, um evangelho fraco, que por fora engrandece a alma caída , e por dentro a esvazia. Tática do diabo.Ir.Tamura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s